19 abril 2011

Pexoas

Há malta por aí que vive numa verdadeira maluqueira com isso de meterem X em lugares descabidos, pessoas que escrevem em código, e que me obrigam a um exercício mental de descodificação, para português, do que dizem.


Quem sou eu? Eu não sou ninguém, eu sou aquela que usa acentos errados, que mete "de" em sitios que não devia, e que não atina com a palavra esgar, usando-a sempre como se fosse um verbo. Epá, perdoem-me não ser espectacular no português e na sua semântica. Mas isso não quer dizer que goste de ler pessoas a escrevem com X. Irrita-me absurdos.


Hoje, recebi um comentário de uma pessoa que em tempos fez sentido na minha vida, gosto dela, é uma querida, mas a maneira dela escrever afastou-nos irremediavelmente. Então perguntava ela numa foto minha no facebook,  "ixo foi ondii???"


Perguntei-me a mim mesma que iria eu responder com aquele ataque de irritação súbito que me deu. Talvez devesse ter respondido:


 "ixto foii numa altura em ke pixoas como nóx nox dávamox. Outrax alturax. Axim xendo, ñ comentes maix nada. Eu ñ kero falar maix contigo enkanto falarex axim. Ñ poxo. Ñ coxigo. Nem prexixo. Paxo bem sem ti. É até 1 alívio. Dexulpa lá, mas é. Eu ñ conxigo ter uma relaxão cm uma pexoa que fala axim. É impóxivel. Ñ me fax bem. Fico com a cabexa confuxa. Akaba lá com ixo cm urgenxia ou a noxa relaxao fika por aki. Beijokinhas. Fika bem."


Mas não. Não disse nada, não respondi. Bambi.

1 comentário:

  1. Sopinhas de massas por escrito. há que ser fiél à dicção. Um sopinha de massas não se revê na forma correcta de escrever.

    A mim também sempre me fez alguma confusão (já foi mais moda do que agora, felizmente), mas ha bem pouco tempo reconheci a utilidade e a lógica dos X. Para substituir os "es" dá jeito. Existem imensas palavras com "es" no principio ou no meio, muito comuns na linguagem quotidiana. Quantas vezes utilizo a palavra estar nos sms que envio. Os caracteres que poupava a usar X no lugar dos "es". Pois poupava. Mas sinto-me sempre menos perturbada em gastar mais dinhiro numa sms(com duas páginas de texto, portanto, duas sms) do que em enviar uma sms cheia de x.É um facto.

    ResponderEliminar