04 setembro 2011

one day


Fazia tempo que andava para ler este livro, uma amiga tinha lido e tinha adorado, entretanto o filme estava a chegar ao cinema e eu, que já me conheço, sabia que se o fosse ver nunca mais havia de pegar no livro. Então peguei em mim, ganhei vergonha na cara e fui fazer o que já devia ter feito há muito. Comprei o livro. E foi a melhor coisa que podia ter feito.

Andava um pouco cansada de ler coisas espectáveis, que não me despertavam emoção nenhuma, que não me faziam mossa, não ria mas também não chorava. Este foi diferente, foi dos romances ou histórias de amor ou whatever que mais adorei ler e mais emocionante. Tem uma narrativa simples mas inteligente, cheia de referências a locais e ao mundo literário e musical. Uma fantástica história que mexeu comigo de forma pessoal, tocando na minha sensibilidade de forma profunda. Talvez porque andarmos numa temática fantasiosa e sobrenatural, já sentia falta de ler sobre amor, sobre amizade, sobre o que é real.

Uma história interessantíssima escrita por David Nicholls. Que narra a história de duas pessoas desde 1988, Emma e Dexter. Cada capítulo fala de um dia específico, o dia 15 de Julho. E assim se contam 20 anos.

É impossível não reflectir sobre a nossa vida, sobre as nossas escolhas, não acharmos que somos mais Emma aqui, Dexter além. Impossível não ter nos sensibilizarmos com o fodilhão do Dexter quando ele fala de amor. Enfim, é ler. Meus amigos, é ler. E para mim que já li, é pegar no próximo livro que tenho para ler e esperar que seja pelo menos tão bom como este.

Vinte anos.
Duas pessoas.
Um dia.

ahhh e a capa? Fantástica.

5 comentários:

  1. "Um dia" soava-me familiar. Li a sinopse na diagonal, quando soube que o filme ia estrear.Não dei importância. Depois contaste-me que andavas a ler o livro, falaste-me da história e vimos o trailer. E soou-me mais familiar ainda. Mas acabei por esquecer. Agora dou com a capa do livro aqui e tive quase a certeza. Olhei para a estante de livros à minha frente, e bem ao centro lá está ela, uma lombada larga e cor-de-laranja com letras garrafais e desalinhadas, "Um dia". Afinal tenho-o em casa faz tempo, porque alguém o ofereceu à minha irmã, ela devorou-o num ápice e também adorou. Falou-me da história por alto quando terminou de o ler e aconselhou-me a leitura. Se o já tivesse lido, teria percebido imediatamnete de que livro e filme me falavas. :-P

    ResponderEliminar
  2. Pois claro que sim, saberias de imediato, vai lê-lo! Começa já e quando terminares vêm aqui dar o testemunho. Interessa-me saber o que tu, tão racional, vais achar do livro. :) Depois vamos ao filme, a Time out diz que é mau de mais para ser verdade. A ver vamos. ;)

    ResponderEliminar
  3. Sabes, tem, para mim, um romantismo "500 Days of Summer".

    ResponderEliminar